ARTE E AS CATARSES QUE NOS CAUSAM

Você sabe o que é uma catarse?

Catarse é um processo de purificação e de liberação do que estava reprimido, causando uma sensação de alívio. Também, segundo o dicionário, pode ser entendido como um processo para trazer emoções à consciência ou sentimentos reprimidos ou que estão no inconsciente, libertando o ser das consequências ou dos problemas que esses sentimentos  causam. A arte e as catarses que nos causam são um presente Divino.

Aristóteles, introduziu a ideia de catarse no teatro (poética), sugerindo que a tragédia permite experimentar emoções intensas, por exemplo, o medo e  a pena.

É lógico que esse conceito é muito bem resumido e singelo, mas o objetivo aqui não é falar sobre o significado místico, médico e  psicológico do processo.

 

  1. E O QUE A CATARSE TEMA VER COM ARTE? O QUE NOS CAUSAM?

A catarse é uma característica primordial da arte e isso está muito bem explicado pelo no livro “A Filosofia da Arte”, escrito por Humberto Rohden. A arte deve levar o homem, de uma visão parcial para uma visão total e segundo o autor, essa visão total, oferecida pela catarse significa o bem, a redenção e a felicidade. Graças à arte e as catarses que nos causam.

A arte tem o poder de trazer à tona sensações escondidas e inconscientes, para que através dos sentimentos que nos causam (desde que aceitos e entendidos) sejam ressignificadas e nos fazem sentir melhor. Ao engajar o espectador em uma experiência emocional e intensa devido a identificação ou empatia e também como uma forma de expressão e libertação. Abrangendo todas as formas de arte que vão desde a pintura, escultura, música, teatro, cinema e literatura.

Também por facilitar o processamento emocional, permitindo que as pessoas entendam e explorem suas próprias emoções. Levando a uma maior clareza emocional e, consequentemente, à purificação dessas emoções.

O processo sensorial também é um elemento vinculado a arte pois ela estimula os sentidos e contribui para evocar memórias profundas e escondidas.

O aspecto sociocultural da arte, presente em ritos e comunidades oferece um envolvimento coletivo, assim como narrativas e mitos podem levar a um sentimento de redenção, conexão e compreensão, promovendo muitas vezes catarses coletivas.

 

  1. COMO É UMA CATARSE?

A catarse não precisa ser um evento ou situação dramática, de proporções enormes e que envolva todos os problemas de uma vida, mas sim, que ela pode acontecer inúmeras e infinitas vezes, desde que se tenha consciência e que permitimos, percebendo e tirarando partido de cada uma delas.

Por exemplo: Ao olhar um quadro de uma paisagem você tem uma sensação de solidão, nem sabe o motivo (pois está inconsciente) mas sente. O que devemos entender individualmente é o que levou a esse sentimento. Parar, pensar em então buscar na memória acontecimentos ou locais que aquela imagem trás. Deixar sentir primeiro, depois sim, ressignificar.

Permitir-se parar um momento no trabalho para sentar no chão e brincar de quebra-cabeça com seus filhos. Parece ridículo, mas quantas mães ou pais se sentem culpados por deixar o trabalho de lado alguns momentos. Esse sentimento de culpa deve ser analisado e transformado em um sentimento positivo – mudar a visão, olha por outro ângulo.

Toda a vez que liberamos a ansiedade para sermos essência, estamos permitindo uma pequena catarse.

A importância de incorporar o processo no dia-a-dia, de forma consciente e consitente, nos levará a uma evolução em diversos aspectos do nosso ser – todos queremos ser plenos e unificados com nossa essência, não é?

 

  1. O QUE É RESSIGNIFICAR

Ressignificar é dar um sentido diferente a algo, redefinir, transformar. Estamos falando aqui em nível mental e emocional.

Devemos agregar esse verbo ao nosso dia-a-dia, permitindo mais facilmente catarses e curas, nos transformando e nos tornando mais leves e livres para sentirmos e vivermos em harmonia com nossa essência.

 

3 thoughts on “ARTE E AS CATARSES QUE NOS CAUSAM”

  1. Pingback: Virtudes cristãs e a aquarela - Aquarelidade

  2. Pingback: Férias em família - Aparecida do Norte - Aquarelidade

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top