As virtudes cristãs e a aquarela formam uma relação que durante muito tempo tem me chamado atenção pois a aquarela tem sido uma técnica de pintura que me traz muitas reflexões. Minha experiência com essa técnica revelou uma relação forte entre a prática dessa arte e as virtudes cristãs e a aquarela. Como cristã, mãe de família e aquarelista, descobri através de observações e reflexões que a aquarela é uma analogia consistente para a vida cristã e também uma forma de expressão artística.
Minha intenção com esse artigo, quero compartilhar minhas observações e minhas vivências na prática da aquarela.
Para aqueles que já utilizam a técnica de aquarela e conhecem pelo menos o básico, irão reconhecer essas virtudes cristãs assim que eu começar a listar:
- O deixar fluir;
- A presença do Espírito;
- A aceitação das imperfeições;
- O cuidado nos detalhes;
- A confiança em Deus.
DEIXAR FLUIR
Uma característica da aquarela é que a água leva o pigmento, onde as cores se misturam com muita suavidade e com imprevisibilidade, desde que exista umidade no papel. Isso me ensinou que deixar fluir é uma virtude fundamental, soltando o controle total e deixando a água fazer o seu trabalho, o resultado é sempre belo.
Um lindo versículo me lembra que não devemos nos preocupar com o amanhã (Mateus 6:25-27), pois Deus cuida de nós assim como cuida das aves do céu. Aprendi a aceitar e apreciar a beleza do inesperado, tanto na arte quanto na vida.
A água é Deus agindo em nossa vida e o pigmento comparo as nossas ações e pensamentos.
PRESENÇA DE ESPÍRITO
A aquarela é uma técnica muito cognitiva, exigindo uma atenção ao momento. Vários fatores interferem: o tipo o papel, do pincel e até a umidade do ar e temperatura do ambiente. É um exercício de conexão com o momento presente. As pinceladas, a quantidade de água e pigmentos são sentidos e conscientes.
Entendendo essa necessidade de estar presente, lembro de Filipenses 4:6-7. Onde nesse versículo o conselho é para não nos preocuparmos, mas a apresentar nossos pedidos a Deus com oração e súplicas.
Trazendo esse exercício ao meu dia-a-dia, entendi que entregar minhas ansiedades e confiar no processo, permitindo que a paz de Deus guardasse meu coração e mente.
ACEITAÇÃO DAS IMPERFEIÇÕES
Nessa linda técnica artística, é impossível controlar o resultado por completo. Pois as manchas, borrões e pequenos “erros” são inevitáveis. Isso é o que muitas vezes transforma a pintura em aquarela única e enriquecida com detalhes que jamais serão repetidos em outra obra. Sendo, isso é uma espécie de ressignificação e catarse.
O versículo dessa virtude é 2 Coríntios 12:9 ensina que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Esta lição me faz refletir sobre aceitar minhas imperfeições, reconhecendo que Deus pode usar minhas falhas para revelar Sua glória e força.
CUIDADO NOS DETALHES
Normalmente imaginamos que os detalhes são da própria pintura e nesse caso os detalhes devem ser entregues aos contrastes e jogo de luz e sombra. Na pintura em aquarela os detalhes são os elementos externos a ela, como a quantidade de água, o tipo e textura do papel, a umidade do ar e temperatura do ambiente e a densidade do pigmento que é capturado pelo pincel, além da escolha das cores que é um assunto importante também, pois é necessário entender a mistura dos pigmentos que é diferente para outros tipos de tinta.
Esse cuidado nos aspectos externos a pintura me fez refletir sobre Lucas 16:10, que fala sobre a fidelidade nas pequenas coisas. Compreendi que a dedicação e o cuidado nos detalhes e no contexto refletem um compromisso e amor, seja na criação artística ou na vida cotidiana.
CONFIANÇA EM DEUS
A conexão com a aquarela oferece uma liberdade ímpar de experimentar e explorar isso está escrito em 2 Timóteo 1:7, que nos diz que Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, amor e equilíbrio e quando permiti a experiência de confiar no processo criativo, sem apego ao resultado final, também aprendi a confiar mais em Deus, sabendo que Ele guia minhas mãos e meu coração.
CONCLUSÃO
A prática de aquarela se tornou para mim uma forma de oração e meditação. Onde me permito refletir. É um momento único em que me encontro e expresso minha gratidão e devoção através da arte, transformando as pinceladas em atos de louvor. Assim cresço espiritualmente e pessoalmente pois consigo reforçar a relação entre as virtudes cristãs e a aquarela, refletidas nesse processo e principalmente, aceitar imperfeiçoes e confiar em Deus, ser fiel nos detalhes e expressar minha fé com liberdade e coragem, enriquecendo assim a minha jornada como artista, cristã e mãe.
Pingback: Aproveitar as propriedades das cores - Aquarelidade