Muitas dúvidas surgem quando falamos em decorar com obras de arte.
Até mesmo para profissionais que já estão acostumados e trabalham diariamente com decoração de interiores. Então, fique tranquilo, é normal surgirem muitas dúvidas.
Esse material tem como objetivo fornecer dicas práticas para ajudar a sanar suas dúvidas na hora de colocar obras de arte na sua casa, apartamento, escritório ou qualquer outro cômodo específico que queira.
-
Deixe a criatividade comandar o barco.
Quando falamos em obra de arte, vai muito além de quadros. Podemos falar em esculturas, objetos, luminárias, tapetes… as possibilidades são imensas. Decorar com obras de arte permite uma infinidade de possibilidades.
Por isso é tão importante estimular a criatividade e deixar que sua intuição e gostos entrem em ação.
Valorize todas as opções de arte e verifique qual se adapta melhor a você e a função no ambiente.
O importante aqui é a regra: menos é mais.
Não exagere, até para que exista um destaque para algumas peças chaves, sem poluir e carregar demais o ambiente.
Existe um motivo que cative em uma obra e pode, ao mesmo tempo contar uma história, dando vida nova a um cômodo sem ocupar muito espaço.
-
Verifique a proporção e o espaço que irá usar.
Pense no ambiente como um todo, em qual parede ou espaço essa obra estará.
A dica aqui é fazer moldes com o tamanho do quadro, por exemplo, verificando no local exato qual tamanho e quantidade se adaptam.
-
O posicionamento é muito importante.
O ideal é que um quadro esteja posicionado em média, na altura dos olhos do espectador (em torno de 1,60m do chão).
Quando o quadro estive atrás de um sofá, o ideal é que esteja a 25cm acima desse. Em aparadores e escrivaninhas essa medida é 20cm. Fazer alinhamentos com as peças irá valorizar a composição e a obras, evitando também que as pessoas batam nos quadros quando estiverem utilizando a mobília.
-
Valorize com iluminação adequada
A iluminação é fator fundamental para valorizar uma peça de arte, seja ela qual for.
É importante destacar alguns aspectos do tipo da luz. Se ela for quente, pode danificar com o tempo as características da obra, principalmente se for uma pintura à óleo.
O tipo da luminária também precisa ser considerado. Aquelas que permitem o direcionamento com foco mais fechado são as que mais valorizam peças. Apenas cuide para não gerar muita sombra, além da peça, o que torna o ambiente pesado e sombrio. Arandelas também são bem-vindas para essa função, dependendo do seu formato e faixo de luz.
A luz amarela dá uma sensação de aconchego maior e particularmente são as minhas preferidas.
-
A escolha da moldura.
A moldura precisa combinar com o ambiente como um todo e também não pode ofuscar a obra de arte. Esse é o conceito que levo nos meus projetos.
Nem mais, nem menos do que a obra precisa.
Hoje existe uma infinidade de possibilidades, inclusive quadros que não precisam de molduras, cuja pintura de borda é uma extensão da própria imagem.
Várias molduras diferentes em uma composição criam a ideia de textura, mas podem carregar mais e dar uma sensação de “diminuir” o ambiente.
-
Obras em destaque
Obras de artistas renomados merecem um lugar de destaque. Hall de entrada e salas são os mais valorizados, então, avalie a importância da obra específica para o proprietário da mesma.
Considere também o significado pessoal da obra. Pode ser que ela possua uma mensagem importante para o morador e que sua visualização dever ser em determinada hora do dia. Por exemplo: uma obra que traga uma mensagem motivacional pessoal, é interessante que esteja num escritório.
Há algo de cativante em uma obra que pode, ao mesmo tempo contar uma história e dar vida nova a um cômodo sem ocupar muito espaço.
-
As composições
Considere composições em ambientes mais amplos, a quantidade de informações pode dar a sensação de diminuir o ambiente. Tenha cuidado com as cores nas composições.
Quadros grandes, como painéis devem ser usados em paredes grandes, de qualquer forma a proporção da obra em relação ao espaço é muito importante.
-
Ambientes de destaque
A sala principal muitas vezes é o cômodo principal da casa, onde se recebe visitas e uma obra de arte personalizada, da família, por exemplo complementa e identifica o contexto da casa.
Personalizar esse ambiente com obras expressa sua personalidade e interesses.
-
Atenção ao ambiente físico
É muito importante observas as condições do lugar onde a obra vai ficar. Cuidados como insolação direta e umidade prejudicam e estragam a obra.
A luz do sol pode desbotar, ressecar, manchar ou trincar a pintura e esses danos podem ser irreversíveis.
Esteja sempre atento, permita vida longa às suas obras, elas poderão ser valorizadas futuramente.
-
Obra de arte como investimento
Ver arte como investimento pode render ótimos ganhos, além dos benefícios subjetivos que ela trás. Portanto, mesmo que seja para decorar um ambiente pessoal, a arte pode e deve ser considerada investimento, lembrando de que seu gosto pessoal deve ser considerado. Decorar com obras de arte pode ser lucrativo.
Garanta a documentação como forma de segurança de autenticidade e não esqueça de declarar suas obras no Imposto de Renda se quiser vender, doar ou transmiti-las a alguém.