Férias em família – Aparecida do Norte

Quando escolhemos o destino da nossa viagem de férias em família – Aparecida do Norte, primeiro ficamos apreensivos por conta das crianças. Achávamos que elas não iriam gostar e como estávamos com muita vontade de conhecer Aparecida do Norte e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, nós adaptamos o roteiro e viajamos em família.

A viagem foi tão legal, conhecemos tantos lugares bacanas que resolvi contar tudo para vocês.

 

A chegada

Chegamos de avião em Guarulhos e fomos até Aparecida de carro. A viajem demorou umas duas horas e foi bem interessante observar as paisagens. Ficamos em um apartamento, bem no centro da cidade antiga e isso foi muito legal. As crianças perceberam e vivenciaram realidades urbanas diferentes – Aparecida do Norte tem uma parte antiga bem nostálgica, com ruazinhas estreitas, rodoviária redonda, ladeiras cheias de pequenos comércios locais.

 

Na Basílica de Nossa Senhora Aparecida tivemos sorte e conseguimos participar de uma Santa Missa. A chegada foi impressionante, é impactante entrar no Santuário, tudo é muito grande e causa um encantamento. A energia de lá é muito forte.

Depois da missa fomos iniciar nossa exploração do lugar. Não tivemos muita sorte, por que no final da tarde o comércio local fecha. Inclusive lanchonetes e lojas do shopping. Não tivemos muita escolha de alimentação e fomos para o lanche. Como estávamos muito cansados, resolvemos ir pra casa cedo para aproveitar o segundo dia com tudo que tínhamos direito.

 

O outro dia

No outro dia, acordamos cedo e fomos encontrar uma padaria para o café. O atendimento na Lanchonete Ouro Fino foi bem legal, ambiente nostálgico e com um cafezinho no capricho. Conhecemos a Igreja de São Gerônimo, pequena, antiga e muito acolhedora (eu sou apaixonada em conhecer igrejas) e seguimos caminhando, subindo a ladeira até a Basílica antiga. Foi muito legal essa vivência para as crianças observarem estilos de vida diferentes dos nossos.

Chegamos na Igreja antiga. Nossa! É de faltar o fôlego, linda demais, muitos detalhes esculpidos em madeira, uma atmosfera contemplativa que é de encher os olhos e o coração. Vale muito a pena a visita.

Da igreja antiga, fomos por um centro comercial onde tem uma passarela que liga a Basílica. Essa passarela  Foi inaugurada em 1971, com um percurso de 392,20 metros de comprimento. Ela liga o Santuário Nacional e a Basílica Histórica, com formato em “S” que simboliza a curva do Rio Paraíba do Sul, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora.

Durante a caminhada (que na hora parecia mais longe, encontramos muitas pessoas atravessando de joelhos, é muito comovente  e nos faz perceber o quanto somo gratos e afortunados.

 

Os sinos

Apreciamos os sinos que simbolizam os apóstolos e Maria, com todas as descrições, a fachada da Basílica que é um espetáculo a parte, com os mosaicos muito detalhados e cheios de significados.

Lá tem um passeio pelo Mirante da Torre, Museu e Cúpula da Basílica. Todos eles tem bilheteria e valem a pena. O passeio na cúpula foi um dos momentos preferidos pela turminha. Muitos detalhes do projeto dos mosaicos, feitos pelo artista sacro Carlos Pastro. Que dedicou 17 anos da sua vida para transformar o revestimento da igreja em uma verdadeira obra prima catequética. Foi a parte do passeio que mais gostei. Me encantou demais por conta da arte, das cores e da energia.

O passeio de bondinho também é interessante, lá de cima a vista da cidade não tem muito atrativo, ele serviu mais para conhecer e fazer algo diferente com as crianças. No mirante do bondinho tem uma lanchonete apenas e não oferece muitas opções. São lanches e salgados prontos.

 

Outro passeio

Outro passeio que foi muito interessante foi o Caminho do Rosário, que fica na Cidade do Romeiro (um espaço muito agradável com lojas e restaurantes). Pegamos o trem para ira até a estação final e voltamos a pé. Na verdade, me arrependi de não termos feito o contrário  – descido a pé e retornado de trem. É um lugar muito agradável, com uma energia e força tremendas, lá os mistérios do rosário são apresentados com esculturas em tamanho humano. É impossível não se emocionar, imaginando tudo aquilo acontecendo.

Acabamos não indo com a balsa até onde a imagem foi encontrada. Nessa altura nós estávamos todos cansados. Deixamos o gancho para o retorno que é certo, esse é um lugar em que eu voltarei com a minha família. Tem uma energia e uma paz que é bom sentir… Dá pra perceber o amor da Mãe em cada detalhe.  Valeu muito a pena nossa viajem. Sabidamente valerá outras férias em família em Aparecida do Norte.

1 thought on “Férias em família – Aparecida do Norte”

  1. Pingback: SETE  DORES DA VIRGEM MARIA - Aquarelidade

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top